
As equipes da Emurc receberam coletes sinalizadores refletivos como parte dos equipamentos de proteção a serem utilizados durante o exercício de suas funções. O colete é uma vestimenta confeccionada com tecido fluorescente, e que possuem faixas reflexivas ao longo de toda a sua extensão, proporcionando ao seu usuário uma alta visibilidade durante o dia e a noite.
Com o uso da peça, os funcionários que atuam nas obras realizadas pela Emurc em vias do município podem ser identificados mais facilmente tanto pelos motoristas, como pelos operadores de máquinas, garantindo a segurança no ambiente de trabalho. Esse item permite que o usuário seja visualizado a até 300 metros de distância.
De acordo com as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho, o uso do colete refletivo é obrigatório em locais que possuem circulação intensa de veículos, em condições ambientais adversas, tais como chuva, neblina e fumaça, e demais situações que tragam risco ao trabalhador por falta de visibilidade.
A Empresa Municipal de Urbanização investiu cerca de mil reais na compra dos coletes refletivos. Cláudia Costa, Técnica em Segurança do Trabalho da empresa, destacou a importância deste item de segurança. “Dentro do campo de obras, há várias situações que reduzem o campo de visão. O operário das máquinas de grande porte por exemplo, tem dificuldade de enxergar com clareza o solo. Então o uso do colete destaca o funcionário, evitando a ocorrência de acidentes”, afirma Cláudia.
A técnica também ressaltou a importância deste equipamento para a equipe que realiza a Operação Tapa-Buracos. “Para esses funcionários, o colete é fundamental, pois eles exercem seu trabalho em meio ao trânsito e em estradas. Ele garante que o trabalhador seja visto a longa distância, dando tempo de reação para o motorista”, pontuou.
