Scroll Top

Equipe da Emurc participa de reunião para discutir Gerenciamento de Riscos

Membros da comissão: Diêgo Gomes Rocha; Viviane Santos Moreira de Souza; Sthephaine Andrade Campos; Felipe Leonardo Correia Luz; Pollyana Santos Aguiar; Ivone Ferraz Gonçalves e Fernando Gusmão Eça.

Na manhã desta sexta-feira (13), a comissão para elaboração da política de divulgação de informações e das melhores práticas da Emurc, se reuniu para definir como a empresa irá cumprir o que prevê a Lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais. A administração da Emurc instituiu diversas comissões para garantir o cumprimento das normas legais, e a transparência no exercício de suas atividades.

No encontro, foi debatido o conceito de “compliance”, que corresponde aos riscos de sanções, perdas financeiras ou danos a reputação e a imagem que uma organização pode sofrer por não estar em conformidade com as leis, regulamentações, normas, procedimentos internos, entre outros aspectos da governança corporativa.


De acordo com o Tribunal de Contas da União – TCU, o gerenciamento de riscos da gestão pública é um trabalho permanente de identificação, análise e avaliação de possíveis riscos, e de estabelecer ações para minimizar sua ocorrência, bem como estratégias de resposta caso seja necessário. Com esse objetivo, a Lei das Estatais prevê que seja definida uma Matriz de Riscos em todos os órgãos da administração pública, para monitoramento de riscos iminentes.

Através destes encontros, as comissões estabelecidas pela gestão atual da Emurc pretendem planejar e executar ações efetivas para uma gestão proativa e que atenda aos requisitos da legislação vigente.

Deixe um comentário