Scroll Top

16 de março, Dia do Ouvidor(a)

Ivone Gonçalves, Ouvidora da Emurc
Neste dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor (a), data instituída através de um projeto de lei aprovado em março de 2012. O dia escolhido faz referência à data de criação da Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman, no ano de 1995 em João Pessoa, na Paraíba.
A ouvidoria é um importante canal de mediação entre o poder público e o cidadão. É através dela que a população tem a certeza de que sua manifestação irá chega ao gestor, será avaliada e respondida de forma rápida e eficiente. É uma ferramenta de gestão que viabiliza a criação de políticas públicas que tem como base as solicitações do cidadão.
Em 2021, a ouvidoria da Emurc fez adesão a Rede Nacional de Ouvidorias e a plataforma Fala.Br, sistema integrado criado pelo Governo Federal para o acesso a informação e o encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do poder público. Também participamos da Maratona Nacional de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, que teve por objetivo incentivar os usuários dos serviços públicos a conhecer os seus direitos enquanto cidadãos.
Segundo Ivone Gonçalves, ouvidora da Emurc, celebrar essa data é também reforçar o quanto o papel da ouvidoria é importante na gestão pública. “Ouvir o cidadão deve ser o cerne da atuação de qualquer governo. E a ouvidoria é o órgão criado especificamente para garantir ao cidadão que sua solicitação será respondida”, afirma.
Ivone afirma que em 2022 a ouvidoria da Emurc pretende ser mais participativa e alcançar o maior número de cidadãos, através de ações como a ouvidoria itinerante, que tem por objetivo visitar bairros e obras realizadas pela Emurc na cidade, levando orientações sobre como utilizar o canal da plataforma do Fala BR da empresa.  Ivone finaliza ressaltando que “ser ouvido é um direito nosso como cidadão, e tenho satisfação em ser ouvidora, e fazer cumprir esse direito aqui na Emurc”.

Deixe um comentário