Retrospectiva Emurc 2021

Retrospectiva Emurc 2021
Chegamos ao final de mais um ano, e aqui na Emurc relembramos com alegria todo o trabalho realizado pela empresa, sempre tendo em vista a melhoria da infraestrutura urbana e rural de Vitória da Conquista. Em 2021 tivemos o privilégio de concretizar diversas obras em benefício da população conquistense, com a dedicação e competência que sempre empregamos em nossos serviços.
Infraestrutura e Urbanização
– Finalizamos neste ano obras de infraestrutura nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Renato Magalhães, Comveima I e Conjunto da Vitória. Os serviços prestados incluíram o rebaixamento da rede de água e de esgoto, terraplanagem, pavimentação asfáltica, assentamento de meio-fio e execução de sarjetas. No bairro Aparecida, mais de 3 mil metros de vias foram pavimentadas, e a obra comtemplou todas as ruas do bairro. Nossa equipe realizou ainda a limpeza completa da rede de drenagem pluvial, evitando alagamentos que eram constantes no período de chuvas.
  A Emurc também executou seus serviços no bairro Urbis VI com a execução do recapeamento asfáltico da Avenida Central, atendendo uma demanda antiga dos moradores. A via possui cerca de 540 metros, e recebeu ainda a execução de passagens elevadas para pedestres.
– Iniciamos em 2021 a terceira etapa da obra de execução da Avenida Perimetral. Com cerca de 12 quilômetros de extensão, a avenida vai interligar as regiões oeste, sul e leste da cidade, ofertando aos cidadãos uma nova opção de deslocamento. O projeto inclui serviços de terraplanagem, drenagem, alargamento de via, pavimentação e recapeamento asfáltico. Além disso, serão implantadas ciclovias e ciclofaixas, passeios acessíveis, paisagismo e iluminação. Como parte desta obra, realizamos a pavimentação asfáltica da Sexta Avenida, do bairro Vila América e o recapeamento da Quinta Avenida localizada no bairro Boa Vista, que serão parte do corredor perimetral. No momento, estamos executando a terraplanagem na rua N, no bairro Morada dos Pássaros, que também será pavimentada.
 – A Emurc fez parte do projeto de requalificação do centro comercial de Conquista, uma grande obra entregue pelo governo municipal neste ano. Revitalizamos a rua da Misericórdia, com serviços de terraplanagem, nova pavimentação asfáltica, colocação de meio-fio e extensão do passeio no local, que hoje é destinado aos vendedores ambulantes que ficavam alocados no antigo terminal de ônibus.
– Construímos uma nova célula para o Aterro Sanitário Municipal, a segunda feita pela Emurc no local. O espaço possui 160.700 metros cúbicos e capacidade para 150 mil toneladas de lixo. A célula foi construída em conformidade com as legislações ambientais vigentes, sendo uma das mais modernas do país.
– A Emurc deu início ao cercamento das Áreas de Preservação Permanentes (APP) em trechos do Rio Verruga, nos bairros Jurema e Alegria. Também fizemos o plantio de mudas nos locais, como parte do projeto de reflorestamento e recuperação da vegetação em nascentes e em trechos do leito do rio.
– Fizemos a requalificação do campo do Cruzeiro, levando infraestrutura esportiva moderna ao local, que é uma das principais opções de lazer para os moradores do bairro. Foram executados serviços de microdrenagem, instalação de alambrados e execução de passeio acessível em seu entorno.
– Realizamos o projeto de revitalização das três principais praças do bairro Brasil, Praça Desembargador Mármore Neto, Praça dos Verdes e Praça do Cajá. Foram executadas diversas melhorias nos locais, como execução de passeios acessíveis, instalação de parque infantil, academia ao ar livre, nova iluminação e novo paisagismo. As praças Mármore Neto e Cajá já foram finalizadas e entregues a população.
– Executamos a Operação Tapa Buraco ao longo de todo o ano, em cerca de 40 bairros da cidade, e na zona rural. O serviço consiste na aplicação de uma nova camada asfáltica sobre falhas no pavimento antigo, que se desgasta por diversos motivos, como a ação do tempo, tráfego intenso e pela água proveniente das chuvas.
Institucional
– A Ouvidoria da Emurc fez adesão à Rede Nacional de Ouvidorias e a plataforma Fala.Br, sistema integrado criado pelo Governo Federal para o acesso a informação e o encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do poder público. Através do Fala.Br a população pode registrar denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões, relacionadas especificamente aos serviços prestados pela Empresa Municipal de Urbanização.
– A Emurc também aderiu a plataforma e-Prevenção, vinculada ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC. Essa ferramenta possibilita a gestão da empresa segurança para tomar decisões e assinar documentos sem medo de ocorrências ilícitas. Utilizando uma plataforma informatizada, o programa nacional faz o mapeamento e oferece o diagnóstico de suscetibilidade à fraude e a corrupção.
– A empresa agora faz parte do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), corroborando as práticas sustentáveis já implementadas pela Emurc durante o ano. As ações incluem a gestão de resíduos gerados e os cuidados com a saúde do colaborador, promovendo qualidade de vida no ambiente de trabalho. Durante os cinco anos de vigência da adesão, o MMA irá acompanhar as ações implementadas pela empresa, prestando o assessoramento técnico necessário para que os objetivos pactuados sejam atingidos.
Saúde e bem estar
Em 2021, a Emurc priorizou o cuidado com nossos colaboradores, com a realização de diversas ações visando sua saúde e bem estar. Foram feitos atendimentos periódicos em nossa sede, com aferição de pressão e sinais vitais dos funcionários. Concretizamos também eventos alusivos as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, além de uma feira de saúde onde toda a sede da empresa foi disponibilizada para atendimentos médicos e realização de exames para os servidores e suas famílias. Ao todo, foram realizados cerca de 250 atendimentos
Também realizamos um evento em comemoração ao mês das crianças, para os nossos colaboradores e suas famílias, com brincadeiras, músicas, teatro infantil e pintura facial, bem como distribuição lanche e brinquedos.
A Emurc tem obras em andamento iniciadas em 2021 com previsão de entrega para o próximo ano, como a revitalização da Praça dos Verdes, já em fase final de execução, a reforma dos equipamentos esportivos das praças Dão Barros e Adelmário Pinheiro, no bairro Alto Maron, a construção do novo cemitério do município e a obra de infraestrutura e pavimentação asfáltica no distrito do Iguá. Também demos início a reforma da Escola Municipal Mozart Tanajura, e do Estádio Edvaldo Flores.
Segundo o diretor presidente da Emurc Diêgo Gomes, administrativamente avançamos em pontos fundamentais da Lei das Estatais, como a implementação do Manual de Conduta e Integridade e a participação do Programa Nacional de Prevenção a Corrupção do Tribunal de Contas da União, consolidando o respeito ao dinheiro público como política de transparência e integridade.
Ainda de acordo com o diretor presidente, A Emurc voltou a executar obras de esporte e lazer, a exemplo de praças e quadras poliesportivas sem deixar de trabalhar no que a empresa é mais reconhecida, que é a pavimentação asfáltica. “A medida que a cidade cresce, as obras avançam e a empresa reforça seu compromisso de construir uma nova Conquista, uma cidade para pessoas”, afirmou Diêgo.

Leave a comment